Leitura Jovem


Meu Namoro está em Deus


Partilha 09.06.12
Pregador: Rodrigo Sá

     Rodrigo neste grupo trouxe-nos uma Boa Nova no Salmo 36 versículo 4: “Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá”. Deposite em Deus teus prazeres para que aquilo que mais desejas de todo o coração, seja atendido.
     Para esclarecer melhor seu ponto de vista sobre um namoro santo, Rodrigo nos apresenta duas correntes que são fortemente adotadas pela sociedade e que nos fazem, enquanto cristãos, infelizes: a primeira é a corrente da Liberdade Sexual, na qual tudo é permitido e a principal regra é ter prazer. A Segunda corrente é a da repressão sexual, na qual tudo é pecado, satânico ou diabólico. Foi comprovado que essa corrente estimula os jovens cristãos, tornando-os mais excitados que o resto do mundo e isso é sinal de adoecimento e não de libertação.
     Em resumo, estamos todos entre o ‘tudo é permitido’ e o ‘tudo é proibido’, perdidos como cegos em meio a um tiroteio, assim percebemos que a sociedade não sabe pra onde vai, diferente da Palavra que nos indica o caminho da verdade que é o de entrgar nossos prazeres a Deus, naquele que não muda de opinião, mas conhece a verdade, ou melhor, é a verdade, aquele que nos conhece e nos criou, aquele que como ninguém, muito mais que estudiosos psicólogos ou psiquiatras, conhece verdadeiramente nosso comportamento e nos aponta incessantemente a melhor forma de se conduzir.
     O salmo 36 significa para nós depositar nossos sonhos, projetos planos e, também, nosso namoro em Deus e, quando isso tiver acontecido, o desejo de nosso coração Ele irá realizar. O problema é que muitas vezes nos entregamos a orações enganosas, nas quais dizemos “Quero fazer tua vontade, mas que tua vontade seja a minha(seja o fulano, ou seja o emprego tal ou talvez o vestibular tal)”. Rodrigo traz para os jovens cristãos uma realidade importantíssima: quando o foco é o conselho do Senhor, nossa vida se transforma, as realizações mais profundas se cumprem, desejos que só nós mesmos e Deus conhecemos.
     Quando não obedecemos a palavra de Deus, ficamos desorientados no comportamento, não sabemos se liberamos ou reprimimos e, muitas vezes, ficamos indo por um caminho e voltando ao outro, entre a liberdade e a repressão. Quando A Palavra fala de namoro saudável, ela se refere aquele que está equilibrado em Deus.
     Na realidade da Igreja, muitos escolhem o celibato como uma forma de repressão e vivem uma vida fora da vontade de Deus , tudo porque não insistimos em buscar a vontade do Pai que nos ama, aquele que busca nos fazer VERDADEIRAMENTE felizes. O celibato é uma linda vocação, diz respeito a renúncia, a entrega total de uma vida a Deus! É o oferecer dos sonhos, planos, projetos de uma vida conjugal, entre outros. E isto deve ser assumido com muita firmeza e maturidade, não como fuga, bem como o matrimônio.
     Que tipo de namoro você quer pra você? O namoro saudável que nos faz feliz é aquele no qual temos liberdade para tudo fazer, porém sabendo que nem tudo nos convém, em Deus aprendemos a esperar o momento de cada coisa a ser vivida. Saborear cada coisa a seu tempo! Isso sim é a busca pela felicidade, nem a repressão, nem a liberalidade, mas sim a LIBERDADE que é o saber escolher com responsabilidade, já que ser livre não é fazer o que quero, mas sim, fazer aquilo que é certo, aquilo que o próprio Jesus nos orienta! Assim, nos encaminhamos para uma juventude saudável que busca realizar, verdadeiramente os desejos do coração do Pai.
     Rodrigo ressalta bastante o desejo de Deus de que nós jovens, tenhamos esse namoro santo e saudável assim como a carta do Papa João Paulo II nos diz: jovens normais que optam por viver a castidade e escolhendo, ofertam isso ao Senhor.
     O pregador nos fala que viver a castidade vai além das relações sexuais, pois podemos encontrar pessoas quem nunca as tiveram, porém cultivam uma mente apodrecida cheia de maldades e malícias e existem pessoas que tiveram experiências sexuais, mas conheceram o Senhor e começam a viver uma vida casta, com pensamentos purificados, isto é completamente possível aos olhos de Deus! A castidade está na cabeça, decida-se hoje, independentemente do que passou!
     Um ponto importante que foi levantado no grupo é que alguns ‘nãos’, necessários em nossas vidas, levam alguns de nós ao desespero, ao desequilíbrio, tiram nossa paz. Um ‘não poder namorar’, um ‘não poder passar dos limites e avançar no namoro’ e quando isso ocorre, podemos ser comparados a uma criança de 2 anos que, segundo os estudiosos, não reconhece o  sentido do não e age apenas em suas vontades.
     Rodrigo ao falar dos ‘nãos’, chama nossa atenção porque, na verdade, em um namoro santo existe muito mais o que se pode fazer do que o que não se pode, por isso devemos dar mais atenção aquilo que convém a um namoro santo, tirar os olhos do NÃO POSSO, NÃO POSSO, NÃO POSSO, somos livre, tudo podemos, mas nem tudo nos convém. Num bom namoro podemos sair, passear, conversar, nos divertir, orarmos juntos, estar com a família, com os amigos, nos ajudar nas tarefas difíceis do dia-a-dia, ser uma boa presença na vida do outro... enfim! É tempo de nos conhecermos mutuamente. Em um namoro devemos ter os olhos em Deus, assim descobriremos a riqueza de namorar, com nossa atenção voltada para Deus conseguiremos realizar os desejos do nosso coração, o que nos realiza mais do que qualquer outra conquista.
     Namoro é tempo de espera, e muitos jovens precisam aprender a esperar, esperar por um namoro em Deus, esperar por parceiros em Deus, esperar em Deus. Muitos jovens precisam aprender a esperar para andar em santidade sobre a Terra e poder assim romper com as trevas encontrando a verdadeira felicidade, realizando seus corações em Deus.



Por Aline Cajado, missionária Comunidade de vida Boa Nova.


..............................................................................


Respondendo com Simplicidade


1) O que deve fazer uma pessoa quando descobre Deus?

Quando se  descobre Deus deve-se colocá-lo em primeiro lugar na sua vida e assim, começar uma vida nova.
Descobrir Deus significa descobrir que Ele me criou e me quer, que em cada segundo me olha com amor, que abençoa a minha vida e a sustém, que tem nas Suas mãos o mundo e as pessoas, que espera por mim ansiosamente, que me quer preencher e aperfeiçoar, e fazer-me viver Consigo para sempre... enfim, que Ele está presente aqui, comigo. Não basta dizer que sim com a cabeça. Os cristãos têm de assumir o estilo de vida de Jesus.

2) Porque precisamos transmitir nossa fé?

Transmitimos a fé porque Jesus ordenou-nos: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19). Nenhum cristão autêntico deixa a transmissão da fé apenas ao cuidado dos especialistas (catequistas, párocos, missionários). Somos cristãos para os outros. Isto significa que cada cristão autêntico deseja que Deus chegue também aos outros. Ele diz para si: “O Senhor precisa de mim! Sou batizado, confirmado e responsável para que as pessoas à minha volta façam a experiência de Deus e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4). 
Madre Teresa (fundadora das Missionárias da Caridade, Nobel da Paz) utilizou uma boa metáfora: “É frequente observares fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente não passa por eles, não há luz. O fio é o que somos tu e eu. A corrente elétrica é Deus. Temos o poder de deixá-la passar através de nós e, assim, fornecer ao Mundo a Luz, que é Jesus, ou de recusarmos que Ele se Sirva de nós, permitindo com isso, que a escuridão se alastre”.

Por Kaio César, missionário da aliança  Boa Nova




..........................................................................................................................



O que você deixará de lado durante estes 40 frutuosos dias?




A partir da quarta-feira de cinzas, a Igreja nos chama a um tempo intenso de jejum e penitência. Estas práticas ensinadas e orientadas pelo próprio Jesus, não possuem em si objetivo de auto-flagelação ou castigo de si próprio, como muitos pensam, mas tem por finalidade conceder-nos o controle de nós mesmos, para que não nos deixemos dominar por coisa alguma! Nos é lançado o desafio de por 40 dias abdicarmos de algo que é de nossa consciência que nos prende, aprisiona ou amarra. As vezes nos deixamos dominar por nossa língua, as vezes pela comida, alguns pela internet, televisão... enfim! Estes 40 dias nos remetem ao tempo que Jesus passou no deserto sofrendo as tentações de satanás, afim de preparar-se para missão que o Senhor reservava a Ele.



1. Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio.
2. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome.
3. O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães.
4. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).
5. O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe:
6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s).
7. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16).
8. O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe:
9. Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares.
10. Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13).
11. Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo.
12. Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
13. Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali,
14. para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
15. A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios,
16. este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1).
17. Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo.



Você Jovem, tem coragem de dizer sim a esse desafio proposto pelo próprio Deus afim de fortalecer-se e tornar-se centrado em si mesmo e não nas coisas ou pessoas? Quer estar mais focado no que de fato é importante não deixando dominar-se por coisa alguma? Então decida AGORA, não deixe para depois!

Pense um pouco e seja sincero consigo mesmo. Tenha coragem e firme um compromisso entre você e Deus! A disciplina é uma de nossas grandes recompensas!
                 
                       Abaixo, algumas dicas de Jejuns:


Fonte dicas de jejum: http://jovensconectados.org.br/artigos/96-artigos/1288-praticas-de-jejum-dicas-e-sugestoes

Por Juliana Apolônio, missionária da aliança Boa Nova  




..........................................................................................................................










Nos dias atuais, confesso  que ser santo está ficando cada vez mais difícil, principalmente para aqueles que querem ter  uma  vida  responsável, disciplinada  e  com boas condutas. Cada dia que passa, parece que ser “certinho” é sinônimo  de   indiferença e de exclusão. Quem procura fazer as coisas corretas são excluídos   dos   círculos   de   amizades, de  trabalho e de estudo. Levar vantagem em tudo, ser “esperto”, ser desenrolado, ou até
resolver problemas arrumando mais problemas para outros, tem tendência de valorização instantânea pelo mundo. Lanço duas perguntas: 

1) É possível se dar bem e dar certo na vida sem ter esses tipos de conduta? 
2) E ser santo no mundo de hoje também é possível?

Claro que é possível. Há muito mais pessoas honestas, trabalhadoras e santas no mundo do que o contrário que é divulgado. É só pensar: Se todas as pessoas do mundo quiserem ser golpistas e desonestas, vocês acham que existiriam patrões tão ricos? O mundo quer que pensemos justamente o contrário, porque é mais fácil de lhe dar e manipular pessoas que acham que a vida é difícil e que não tem mais jeito, principalmente nós jovens. Somos tão manipulados pela mídia... Assim não buscaremos realizar nossos grandes sonhos, só os pequenos. Fica mais fácil para os que acreditam que “podem tudo” (menos concorrência) se beneficiar com isso.
Jovem, você é mais forte do que pensa. Assisti a certo filme, chamou minha atenção e me fez entender um pouco disso. Um homem que sempre esperava um milagre vindo de Deus, e o questionava muito em tudo, como se Deus fosse um mágico que faria aparecer ou desaparecer as coisas num estalar de dedos. O próprio Deus apareceu e disse ao homem: “Filho, sabe onde está o verdadeiro milagre? Milagre é quando um jovem resolve ser honesto, diz não as drogas e sim a educação. É quando uma pessoa trabalha o mês inteiro, sai o fim do mês ganhando apenas um salário mínimo e não deixa faltar o necessário em casa. É quando uma mãe tem dois empregos, cria os seus filhos sozinha e ainda arruma tempo pra levá-los ao futebol. As pessoas me pedem para que Eu mostre o Poder fazendo milagres, mas elas não querem descobrir que são elas que têm o Poder”.
Como fazer para descobrir este poder? Lendo a Palavra. Lendo, conhecendo e aplicando a Palavra de Deus na tua vida. Não existe segredo. Jesus, que é o próprio Deus, veio à Terra só para nos mostrar e nos comunicar isso. É tão simples e agente teima em complicar. Antigamente Deus falava em sonhos ou diretamente com as pessoas, porque o acesso à educação era remoto e aos manuscritos, nem se fala... - Deus faz o que é Necessário. Temos livre acesso à bíblia escrita, bíblia em áudio, bíblia digital, sites com conteúdos teológicos, palestras e pregações circulam livremente, e ignoramos. Eu também tinha problemas para ler a bíblia, dava sono, preguiça, tudo o que um jovem normal sente. Sabe como resolvi? Comecei lendo a Liturgia Diária todos os dias na internet, já que eu entro pra olhar e-mails todos o s dias. Não passam nem cinco minutos contados no relógio para ler. Fui tomando gosto e canalizando minhas tarefas para isso.


Vai começar?
Comece devagar. Não procure quantidade e sim qualidade. Leia e procure entender. O mais importante é disciplina e compromisso. Se comprometa com Deus nesse aspecto. Do mesmo jeito que nossos professores falam para ir estudando os assuntos de cada dia na escola ou na faculdade, para que depois não fique acumulado o assunto do mês inteiro. Assim você vai começar lendo a Palavra de Deus, até se tornar habito. Deus vai nos revelando o que precisamos, na medida em que o conhecemos pela Palavra.
Não procure respostas apenas nas pessoas por que nem sempre terão as respostas pra você. É muito bom dividir o que sentimos. Procure as respostas que você precisa primeiro na Palavra de Deus, divida o que sente com Ele. É garantido que irás encontrar, e que  felicidade ao encontrar as primeiras respostas. Você terá o que dividir com outras pessoas. Se você não ler, vai dividir o quê? Ninguém pode dividir ou dar o que não tem. É como se você estivesse conversando com uma pessoa sobre um filme que você nunca assistiu. A pessoa pode contar o filme do jeito que ela quiser ou do jeito que ela entendeu. Você já pensou que por mais legais que sejam as pessoas, você pode se enganar? Elas podem te dar um conselho errado ou ruim achando que é bom. A única coisa que sem dúvidas, é bom para todos ao mesmo tempo, é o Amor de Deus. Isso você só encontra na Palavra! Deus sabe o que é melhor. Não seja como muitos: “Deixo a vida me levar...”. Seja Santo, deixe que Deus leve você. Quando vamos conhecendo os planos Dele, vamos tendo mais proximidade e intimidade com Ele. Você terá mais força na medida em que lê e o Espírito Santo vai agindo para isso.

Quer conhecer a força que tem? Leia a Palavra!



Por Kaio César, missionário da aliança  Boa Nova



..........................................................................................................................













..........................................................................................................................






Os Dez Mandamentos do Namoro (02/12/2011)



I. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.


II. Não se prenda em um jugo desigual, (2 Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.



III. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.


IV. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.



V. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.



VI. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.


VII. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.


VIII. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.


IX. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.


X. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: O Casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.








..........................................................................................................................







         É Pecado "Ficar" com Alguém??? (02/12/2011)




Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".

O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.

Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".

Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas da BÍBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.

Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...

1ª Saiba quem você é: 

Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Co 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO 5:11-12 ).

 Procure entender a vontade de Deus na sua vida.Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De um lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).

Há muitos mandamentos na BÍBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.

Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BÍBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BÍBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.

Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo. Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).

 Saiba selecionar suas amizades

Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.

Um terceiro aspecto você deve resistir ao "FICAR" é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11).

Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.

Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.

Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros p/ o que der e vier.

Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.

Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I CO 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( JO 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.

Aceite e confie no outro ( RM 15:7 , PV 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espirito Santo, seja um amigo que edifique os outros.

Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( RM 8:1 , EF 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ).

Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo.
Portanto, esteja consciente de sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamentos ( SL 37:3-7 ).